Turismo e Lazer

Cidade Demo é a capital do Estado do Pará. É a segunda metrópole da Região Norte do Brasil em população, com pouco mais de 1,4 milhões de habitantes.

Entenda

Ver-o-Peso

Ver-o-Peso

Belém já foi conhecida como Paris N’América, devido ao se imenso volume de riquezas acumuladas no tempo áureo da borracha no início do século XX, juntamente com Manaus. Na época a cidade era constantemente visitada por companhias de óperas européias que se apresentavam no Theatro da Paz, um dos célebres pontos turísticos da cidade, juntamente com outros imponentes prédios erguidos na época. A cidade atualmente conta com uma boa infra-estrutura para turistas, sendo o setor de prestação de serviços o pilar da economia local. Belém tem uma agitada vida noturna, com muitos bares e boates para se visitar durantes todos os dias da semana, para os mais diversos gostos.

Chegar

De avião

Vôos aportam em Belém diariamente no Aeroporto Internacional Val-de-Cans (BEL no código IATA / SBBE no código ICAO), vindos do Brasil e Europa. Existem também vôos diretos de Miami.

Companhias menores, como a Puma, a Meta e a Sete, operam principalmente vôos regionais, mas também fazem algumas linhas nacionais e até internacionais, como Paramaribo e Georgetown.

De barco

De Manaus, Santarém, Macapá, Ilha de Marajó e outras localidades

De carro

Pela é ligada ao resto do país pela rodovia BR-316 e pela Belém-Brasília.

Circular

De ônibus

Apesar do mau estado, Belém tem diversas companhias de ônibus que atendem toda a região metropolitana. O valor da passagem é de R$ 2,20.

De carro

O trânsito em Belém não é dos melhores, mas pode-se circular por toda a cidade com um carro. Diversas locadoras atuam nessa área sendo a Localiza Rent a Car uma das mais famosas, com filial no próprio Aeroporto Internacional Val-de-Cans.

Veja

Círio

Círio

  • Ver-o-Peso – Composto pela Feira do Açaí, as praças do Relógio (relógio original da Inglaterra), Pescador, dos Velames, o Solar da Beira e o Mercado Municipal. O mercado de Ferro, que completa o Ver-o-Peso, foi todo transportado da Inglaterra e eleito uma das 7 maravilhas do Brasil.
  • Estação das Docas – É um complexo de arte, lazer e gastronomia. A Estação, como é conhecida, possui um moderno terminal fluvial, o Amazon River, com ancoradouro flutuante, capaz de aportar até 4 embarcações de 70 pés. Diariamente são realizados diversos passeios fluviais pela orla e ilhas de Belém.
  • Mangal das Garças – Localizado às margens do rio Guamá, em pleno centro histórico, o parque é resultado da revitalização de uma área de 40.000 m², no entorno do Arsenal da Marinha.
  • Theatro da Paz – Inspirado no Teatro alla Scala de Milão, é o maior e mais antigo da Amazônia, construído em 1878 com recursos auferidos da exportação de látex, no Ciclo da Borracha. É considerado um dos mais luxuosos do Brasil. Praça da República. Tel. 91 4009-8750.
  • Loja Paris n’America – resquício da belle epoque da Belém antiga. Rua Santo Antônio entre Rua Barão de Guajarà e Praça Visconde do Rio Branco (Praça das Mercês).
  • Parque da Residência – Residência oficial dos governadores do estado, agora é a sede da Secretaria Executiva de Cultura (SECULT)do estado do Pará.
  • Feliz Lusitânia – Feliz Lusitânia é a denominação usada por colonizadores portugueses para o núcleo inicial da cidade de Belém (Estado do Pará), atualmente sendo um complexo turístico do Governo do Estado (resgatado por Paulo Chaves Fernandes segundo a lógica da gentrificação), situado no centro histórico e região mais antiga do município de Belém do Pará, o bairro da Cidade Velha.
  • Casa das Onze Janelas – Trata-se de um ponto turístico da cidade de Belém, construída no século XVIII como moradia por Domingos da Costa Barcelar, um rico senhor do engenho.
  • Museu Paraense Emílio Goeldi – O Museu Paraense Emílio Goeldi é a mais antiga instituição pesquisa na região amazônica, localizado em Belém, capital do estado do Pará (Brasil), cujas atividades se concentram no estudo científico dos sistemas naturais e culturais da Amazônia, assim como na difusão de conhecimentos e coleções relacionadas à região.
  • Bosque Rodrigues Alves – É uma área de preservação ambiental brasileira localizada no bairro Marco, Zona Leste de Belém. O espaço, inaugurado em 1883, abriga mais de 80 mil espécies de flora e fauna e recebe, em média, 20 mil visitantes por mês.
  • Espaço São José Liberto – Era um antigo presídio da capital. Em 2002 deu lugar ao Espaço, que abriga o Museu de Gemas do Pará, o Polo Joalheiro, a Casa do Artesão e uma capela. Hoje, o local é referência para o mercado joalheiro paraense por conta das jóias em ouro e gemas produzidas pelo talento dos ourives e designers paraenses. Praça Amazonas, s/nº – Jurunas.
  • Ver-o-Rio – Numa área de cinco mil metros quadrados de frente para a baía do Guajará, o projeto alia contemplação da natureza com a praticidade na utilização do espaço urbano.
  • Teatro Experimental Waldemar Henrique, Av. Presidente Vargas, 645 – Campina. Tel. 91 3222-4762 / 3224-5656.
  • Palacete Bolonha, Av. Governador José Malcher, 295 – Nazaré. Tel. 91 3230-4764.
  • Praça Batista Campos – No século XIX, o terreno pertencia a Maria Manoela de Figueira e Salvaterra, sendo por isso conhecido como “Largo da Salvaterra”. Com a morte da proprietária, as terras passaram a pertencer à Câmara Municipal de Belém, passando a chamar-se “Praça Sergipe” em homenagem à nova província brasileira.
  • Hangar – Com uma área total de 64.000m² e 25.000m² de área construída totalmente integrada ao ambiente amazônico, o HANGAR está equipado com recursos de última tecnologia e preparado para qualquer tipo de evento, como feiras, congressos, convenções, encontros, seminários, simpósios e exposições. Av. Dr. Freitas s/nº – Marco. Tel. 91 3344-0100.

Faça

Casa das 11 Janelas

Casa das 11 Janelas

Por ser a cidade mais antiga da Amazônia e com todas as condições infraestruturais, como o Aeroporto Internacional de Belém, considerado um dos mais modernos e terminal de uma das maiores malhas aéreas do país, com inúmeras ligações nacionais e para o exterior, Belém é palco de grandes eventos da Amazônia, desde eventos municipais até internacionais.

Eventos

  • Círio de Nossa Senhora de Nazaré – O Círio de Nazaré, em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, é a maior manifestação religiosa Católica do Brasil e maior evento religioso do mundo, reunindo cerca de seis milhões de pessoas em todas os cultos e procissões.
  • Feira Amazônica do Livro – a 4ª maior feira do gênero no país – anual, com 350 mil participantes
  • Supernorte – anual, o maior evento empresarial do Norte do país – 45 mil participantes
  • FITA – Feira Internacional de Turismo da Amazônia
  • Belém Fashion Days – está entre os 5 maiores eventos de moda do País.
  • Amazônia Fashion Week – maior evento de moda da Amazônia
Acessibilidade